Setembro – Mês do Coração

Setembro – Mês do Coração

Os 10 mandamentos do coração saudável
Você sabia que as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo inteiro? No brasil mais de 300 mil mortes por ano são causadas por doenças cardiovasculares. Porém o mais importante é que a maioria das doenças cardiovasculares pode ser evitada na mudança de hábitos ruins como tabagismo, má alimentação, obesidade, sedentarismo e alcoolismo. Para ajudar você a cuidar do seu coração apresentamos os 10 mandamentos do coração saudável:
Evite fumar:

Todos os produtos como cigarro, cigarro eletrônico, cachimbo, charuto, narguilé, etc. podem prejudicar seu coração.
Além de todas as doenças que causa na boca, no fígado, no estômago e no pulmão, a ação da nicotina faz com que a pressão arterial e a frequência cardíaca aumentem em até 30% durante as tragadas. Tudo isso é fator de risco para problemas no coração, tornando o fumante mais propenso a infartos.

Dica Prática: Diga não ao fumo passivo. Evite ambientes fechados em que se fuma e defenda seu coração! Este é um direito seu!

Parou de Fumar! Que bom, você fez uma escolha saudável! Se perceber risco de voltar a fumar, procure apoio em serviços de saúde.

Ainda não conseguiu parar de fumar? Pense melhor! Parar de fumar melhora a saúde em geral e a saúde do seu coração também!
Diga não a obesidade:
O excesso de peso não é saudável e pode prejudicar o seu coração.
O sobrepeso e a obesidade aumentam a chance do aparecimento de muitas doenças, como diabetes e hipertensão, e podem ter um impacto negativo na qualidade de vida. Uma das formas de avaliar o peso é pelo Índice de Massa Corporal. Você sabe como calcular o seu?

Meça o seu peso nem quilogramas (Exemplo: 89Kg)
Meça sua altura em centímetros (Exemplo: 1,58cm)
Calcule o quadrado da sua altura (Exemplo: 1,58 x 1,58 = 2,49
Divida o seu peso pelo quadrado da sua altura (exemplo: 89 / 2,49 = 35,74Kg/m²)
Valores de IMC abaixo de 18,5 Kg/m² indicam um adulto com baixo peso. Valores de IMC maior ou igual a 18,5 Kg/m² e menor que 25,0 Kg/m² indicam um adulto com peso adequado (eutrófico). Valores de IMC maior ou igual a 25,0 Kg/m² e menor que 30,0 Kg/m² indicam um adulto com sobrepeso. Valores de IMC maior ou igual a 30,0 Kg/m² indicam um adulto com obesidade.

Atletas, fisiculturistas, gestantes, crianças e adolescentes devem ter o peso ideal avaliado com outras técnicas. Pois o IMC pode não avaliar adequadamente estes grupos de pessoas.
Faça exercícios físicos regularmente:
Não fique parado, seu coração precisa de movimento.
Mais movimento no lazer e no tempo livre é fundamental para a sua saúde como um todo e, principalmente, para seu coração. Além de aumentar a sua disposição e energia, você pode ter uma vida mais longa e saudável. Um bom começo é conhecer o quanto você já faz de movimento na sua semana. E a partir dai tornar a sua rotina mais ativa. Suba pela escada ao invés do elevador. Vá a pé ou de bicicleta. Alterne momentos sentados com momentos de pé.

Dica Prática: Faça ao menos 150 minutos de atividade física moderada (Atividade física moderada é aquela que faz a sua respiração aumentar um pouco, por exemplo, caminhada rápida, natação, dança, vôlei recreativo, bicicleta leve, ginástica aeróbica leve, jardinagem leve, ioga e pilates.) ou 75 minutos de atividade física vigorosa (Atividade física vigorosa é aquela que faz a sua respiração aumentar muito, como, por exemplo, corrida, futebol, basquete, bicicleta rápido, ginástica aeróbica rápido, muay thai) durante o lazer ou o tempo livre na sua semana. Procure aumentar este tempo para conquistar mais benefícios à sua saúde.
Controle sua pressão arterial:
A hipertensão arterial é uma doença silenciosa que quando não controlada pode causar graves problemas a saúde do seu coração. Muitas pessoas nem mesmo sabem que tem a pressão alta. Não deixe de medir a sua pressão regularmente, e caso você descubra que tem hipertensão, adote hábitos de vida saudáveis e siga as recomendações medicas para o bom controle da pressão arterial.

Dica Prática: A hipertensão é chamada de matador silencioso pois frequentemente não produz sintomas. A única forma de saber se a sua pressão esta normal e medindo. Não deixe de medir a sua pressão regularmente.
Tenha uma alimentação saudável:
Uma alimentação saudável é um dos fatores que irá determinar a boa saúde do seu coração. Portanto, descasque mais e desembale menos! Prefira os alimentos in natura ou frescos e evite os alimentos de pacote. Alimente-se com comida de verdade! Seu coração agradece!

Dica Prática: Manter horários regulares para as refeições auxilia num bom planejamento alimentar, diminuindo a chance de “beliscar” e consumir mais alimentos que o necessário. Procure evitar longos períodos em jejum.

Evite bebidas adoçadas, macarrão instantâneo, salgadinhos de pacote, biscoitos salgados, biscoito recheado, doces e guloseimas que fazem mal à saúde do seu coração.

Distrair-se com computador, celular e TV na hora das refeições pode levar você a comer mais que o necessário. Procure comer devagar e evitar distrações.

Procure consumir feijão, frutas frescas, verduras e legumes para ter uma alimentação saudável.

Consumir hambúrguer que não é caseiro e embutidos (presunto, salshicha, salames, etc) pode prejudicar a saúde do seu coração.
Controle o colesterol:

O colesterol é um tipo de gordura que faz parte de diferentes funções do nosso organismo. Entretanto quando o colesterol LDL está elevado ele atua sobre a parede dos vasos sanguíneos e forma a placa de aterosclerose que é causadora de varias doenças do coração como infarto e acidente vascular cerebral. Assim como a pressão alto, o colesterol é silencioso por isto é importante realizar exames para conhecer o seu colesterol.

Dica prática: somente 20% do colesterol provem da alimentação. A maior parte é sintetizada pelo nosso organismo pois ele é uma molécula muito importante para diferentes funções orgânicas. Por isto mesmo pessoas magras podem ter colesterol alto, e por isto o uso de medicamentos para o controle do colesterol faz parte do tratamento das dislipidemias, além das mudanças de hábitos de vida.

Reduza o estresse do dia a dia:
Aprenda a lidar melhor com as pressões da vida para proteger a saúde do seu coração.
Cuide das respostas emocionais diante das situações boas ou ruins pois elas geram tensão e alteram o equilíbrio interno. Reduzir o estresse ajuda a manter a saúde de seu coração! Procure cuidar da sua qualidade de vida e ter mais momentos felizes. Seu coração agradece!

Dica prática: você sabia que existe um nível de estresse que é considerado bom para a saúde? Quando o nível de estresse é considerado baixo, ele pode ser bom para você. Isto ocorre porque você pode experimentar um pouco de estresse todos os dias, em situações desafiadoras e que exigem um certo esforço, mas também surge motivação e satisfação para a realização da tarefa. Este é o estresse construtivo e nosso organismo está preparado para lidar com as alterações fisiológicas que o acompanham. Saímos desse estado mais maduros, com mais conhecimento e autoconfiança em nossa capacidade. Respirar corretamente, ter projetos pessoais, ser flexível para pensar e agir, ter uma alimentação saudável e praticar atividade física ajudam a manter o bom estresse.

O nível elevado de estresse pode estar repercutindo no seu organismo. Para reduzi-lo considere uma mudança de estilo de vida e de hábitos. Procure avaliar sua maneira de agir e pensar, respirar corretamente, praticar atividade física, ter uma alimentação saudável, distraia-se e faça algo que lhe dê prazer. Em alguns casos pode ser importante contar com o apoio de um serviço de saúde para melhorar sua saúde.
Saiba se é diabético:

O diabetes melitus é uma doença causada pelo excesso de glicose no sangue. Esta glicose em excesso atua sobre diferentes órgãos, vasos, coração, nervos, rins, e pode causar muitas complicações no individuo diabético. Algumas vezes o diabetes pode produzir sinais como fome e sede excessivas, perda de peso, urina frequente (poliuria), mas muitas vezes ela não traz sintomas e desta forma fazer exames regularmente é importante para acompanhar os níveis de glicose do nosso organismo.

Dica Prática: A pessoa que é portadora de diabetes não pode consumir açúcar, nem um pouquinho! Isto ocorre porque o organismo do diabético não consegue metabolizar adequadamente o açúcar. Além disto e fundamental entender os diferentes alimentos e a sua carga de glicose para que o nível de açúcar no sangue fique controlado. Por isto o apoio de uma equipe de nutrição é muito importante para o cuidado do diabético.
Não descuide do lazer:

Como já vimos o estresse em excesso pode fazer mal ao coração. ter atividade de lazer, que te deixam feliz é uma forma de evitar o excesso de estresse e de proteger o seu coração.

Dica prática: todo mundo tem alguma coisa que a faz feliz! encontre a sua fonte de alegria e não deixe que ela fique fora da sua vida.

Consulte seu médico periodicamente:

Como conversamos muitos fatores de risco podem ser silenciosos, outros podem necessitar de ajudar para o seu controle. nos dias de hoje há um grande número de informações disponíveis nas redes socias, mas nem sempre estas informações são seguras. O seu médico é o seu maior aliado no cuidado ao seu coração.

Dica prática: não sai da consulta com dúvidas, pergunte, converse. entender as recomendações do seu medico é um paço fundamental para adotar hábitos de vida saudáveis. Além disso as mídias sociais confiáveis, como o portal da socerj podem te ajudar a tirar duvidas e a entender como cuidar melhor do seu coração. estamos aqui para te ajudar, conte conosco!

Você também pode gostar:

Mais postagens como esta…

Menu
Podemos te ajudar?