11C‐Metomidate PET/CT é um complemento útil para lateralização de aldosteronismo primário na prática clínica de rotina

Objetivo: Descrever a experiência da prática clínica de 11C-Metomidato PET / CT como um adjunto à lateralização da veia adrenal (AVS) em adenomas produtores de aldosterona (APA) no aldosteronismo primário (ALDO).
Contexto: A lateralização precisa de Adenomas produtores de aldosterona no contexto de ALDO oferece o potencial de cura cirúrgica e melhores resultados cardiovasculares em longo prazo. Porém, A lateralização da veia adrenal, o padrão ouro atual para tumores >8mm, é um desafio, exige muitos recursos e é realizada com alto padrão em um pequeno número de centros. A lateralização usando apenas a TC também é de valor limitado para a detecção de lesões adrenais menores. Isto significa que apenas uma pequena proporção de pacientes potencialmente elegíveis atualmente passa para a cirurgia. Desta forma, a tomografia por emissão de pósitrons (PET) usando traçadores moleculares que ligam enzimas esteroidogênicas, como 11C-Metomidato, pode representar uma abordagem adicional para localizar a fonte do excesso de aldosterona.
Resultados:
Demonstramos que a imagem molecular com 11C Metomidato PET / CT é um complemento útil para lateralização da veia adrenal e orientação de decisões de tratamento em ALDO, dentro de um centro com alta qualidade (taxa de sucesso de 97%).
Dentro desta pequena série, demonstramos 75% de concordância entre a lateralização da veia adrenal e 11C-Metomidato PET / CT. Para os casos discordantes, a TC evidenciou nódulo unilateral do lado lateralizante de acordo com 11C-Metomidato PET / CT. Já a TC isoladamente, não demonstrou especificidade adequada como modalidade de lateralização da veia adrenal.
A principal limitação do PET / CT com metomidato está relacionada à meia-vida curta dos traçadores C11 e à necessidade de imagens a serem realizadas próximo ao local de fabricação do traçador.
Conclusão: 11C ‐ Metomidato PET / CT em conjunto com CT adrenal e lateralização da veia adrenal forneceu informações úteis que ajudaram na tomada de decisão clínica para ALDO em uma clínica multidisciplinar de hipertensão.

Você também pode gostar:
Menu
Podemos te ajudar?