Despedida

A vida requer pausas, como dizia Drumond…. Pausa para buscar nossa essência e obter paz. Pausa para reavaliar nossos processos e analisar nossa contribuição para a sociedade da qual fazemos parte.

No final de dezembro de 2013 terminará a gestão de nossa diretoria ” O coração da SOCERJ é você”.

É hora de fazer um balanço de nossas atividades e de agradecer a todos aqueles que doaram seu tempo e sua expertise para o alcance de nosso maior objetivo: fazer com que nossa SOCERJ tivesse seu lugar, de fato e de direito, como segunda maior regional da cardiologia brasileira.

Procuramos obter a mais alta performance em cada atividade sobre a qual nos lançamos, empregando de forma responsável os valores disponíveis para obter sucesso no gerenciamento dos processos que precisavam ser realizados.

Acreditamos que a saúde de uma Sociedade começa com a saúde financeira e precisamos agradecer ao nosso “leão” que cuidou de cada centavo investido na SOCERJ e não mediu esforços para que pudéssemos saber em detalhes todos os gastos e recursos auferidos. Dr Ronaldo Leão coordenou a reforma financeira, orçamentária e contábil implementada e hoje conseguimos ter uma previsão orçamentária bem próxima da realidade. Com sua ajuda conseguimos deixar em caixa cerca de 50% a mais do que recebemos, realizando todos os projetos propostos pela diretoria. Muito obrigada por sua parceria de longa data.

O toque de glamour foi dado por nossa vice-presidente Dra Olga de Souza que, com todas as suas atribuições, encontrou tempo para capitanear a reforma da sede, tornando-a mais bonita e funcional, a fim de que nossos funcionários tivessem mais conforto e também para que novas salas de administração e reunião fossem remodeladas para receber nossos sócios e parceiros. Dra Olga agora cuidará dos destinos de nossa sociedade e me sinto extremamente feliz por lhe passar o bastão nessa corrida de revezamento em prol da SOCERJ. Para ela gostaria de deixar o pensamento de Peter Drucker ” A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo”.

Durante esses dois anos, conseguimos proceder à revisão e arquivamento de todos os documentos da SOCERJ em seus 58 anos. Isso nos permitiu recuperar a memória da SOCERJ tornando esse material disponível a todos que dele se interessarem. O próximo passo é proceder à digitalização e disponibilização no site da SOCERJ. Dr Ricardo Mourilhe, nosso Diretor Administrativo e futuro vice- presidente, desempenhou de forma excepcional essa tarefa e ainda nos ajudou a implantar a reforma administrativa. Alinhamos os cargos e funções de nossos funcionários e criamos avaliações periódicas dos mesmos com vistas a sua melhor qualificação. Além disso, criamos um relatório gerencial no qual fazemos uma análise crítica dos processos, buscando seu aprimoramento e maiores benefícios para nossos sócios. Tenho certeza de que ele ajudará nossa futura presidente a descobrir os caminhos para continuar crescendo.

Dr Wolney aprimorou nossa capacidade de sonhar com a Revista Brasileira de Cardiologia indexada, forte e moderna. Seu trabalho incansável aumentou em muito as submissões de artigos, a implantação do site próprio da revista: <www.rbconline.org.br>, e a distribuição on-line para os sócios da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Além disso, obteve fomento da FAPERJ que permitiu a aquisição de software de submissão e gestão eletrônica de artigos bem como a informatização de todo o processo. De forma justa ele recebeu a premiação pelo jubileu de prata da RBC que ocorreu esse ano em São Paulo, durante o Congresso do Departamento de Cardiologia Clínica. Obrigada por ter aceitado esse desafio e ter desempenhado de forma brilhante suas funções. Tudo o que você faz tem um selo de qualidade e garantia.

Dr Evandro, nosso Diretor de Publicações, nos ajudou a alavancar todas as publicações presenciais e eletrônicas, dentre elas nosso livro eletrônico C@rdiologia – Prática Clínica, que reuniu 216 autores com aproximadamente 2568 páginas, tendo sido lançado durante o 29º Congresso de Cardiologia da SOCERJ. Nosso livro se manteve nesse período dentre os mais vendidos da lista de livros de saúde da Amazon. Dr Fernado Cruz e Dr Subieta também trabalharam com afinco nesse projeto e precisamos agradecer-lhes por sua disponibilidade nos momentos mais difíceis de congregação de habilidades e diferentes pontos de vista, que certamente enriqueceram essa magnífica produção científica que aumentou sobremaneira a visibilidade dos autores fluminenses.

O Jornal da SOCERJ evoluiu para sua publicação eletrônica, tornando-se mensal, e teve a proposta de proporcionar aos nossos sócios momentos de lazer e informação sobre os eventos da SOCERJ. Dr. Fabricio Braga, nosso editor do Jornal, nos brindou com excelentes matérias sobre vinhos, boa comida e literatura, entre outros  interessantes assuntos do nosso cotidiano. Obrigada por sua ajuda e disponibilidade.

O programa de educação continuada foi um sucesso, sobretudo graças ao trabalho incansável do diretor de Integração Regional, Bruno Bandeira, que não mediu esforços para propagar a ideia, junto às Regionais, de levar ao interior o que melhor se produziu no conhecimento científico adaptado às necessidades práticas do cotidiano. Dr Bruno ainda nos ajudou no Congresso Fluminense e nos dois Encontros das Ligas de Cardiologia do Rio de Janeiro, transformando esses eventos em reuniões obrigatórias dos cardiologistas fluminenses. Muito obrigada por seu dinamismo e ideias jovens e produtivas.

Se pudéssemos resumir Dr Subieta em duas palavras, estas seriam inovação e custo-efetividade. Com seus conhecimentos imensuráveis em informática ele implementou profundas mudanças em nosso “parque tecnológico” ou seja, modificou toda a estrutura de informática da SOCERJ. Com sua ajuda compramos novas máquinas e softwares com o menor custo possível e não perdemos mais nenhuma informação referente a nossa Sociedade. Gerenciou nosso livro, criou o novo site da RBC on-line, orientou a criação do novo site da SOCERJ, entre outras importantes ações. Nosso site hoje é uma grande ferramenta de educação médica continuada com diversas contribuições dos departamentos e do nosso querido Grupo de Estudos em Eletrocardiografia. Subieta consegue transformar a informática em uma ferramenta ágil, eficiente e útil para a nossa SOCERJ. Não seríamos os mesmos sem sua ajuda. Muito obrigada de coração .

Os dois congressos realizados constituíram-se num retumbante sucesso de público, de conteúdo científico e de renda, e devemos agradecer aos Drs Andréa Brandão e  Eduardo Nagib pelo trabalho árduo desenvolvido em prol da construção de um novo modelo de congressos da SOCERJ.

A revisão do estatuto, com o intuito de adaptá-lo ao da SBC e às mudanças temporais desde a última versão de 2004, foi realizada tendo à frente os Drs Ricardo Vivacqua e Salvador Serra. As principais mudanças se referem ao processo eleitoral, reformulação dos cargos da diretoria, reorganização e refinamento da disciplina legal dos Departamentos e das Seções Regionais e introdução de disciplina legal para o Congresso anual da SOCERJ.

Partilhando da missão de prevenção que norteia as gestões da SOCERJ e da SBC, Dr Dany Kruzcan desenvolveu ações com a população, alertando-a sobre as alarmantes taxas de mortalidade por doenças cardiovasculares e a necessidade de modificação do estilo de vida. Dra Sônia Zimbaro contribuiu de forma relevante para as ações comunitárias, destacando-se o concurso de desenho que propiciou ensinamentos para crianças de escolas públicas da Baixada Fluminense sobre os fatores de risco e sobre as práticas para se ter um coração saudável.

Em consonância com o slogan de nossa gestão ─ “O coração da SOCERJ é você” ─ lançamos a campanha Cardiologista Nota 10, o Projeto Cardiologista Nota 10 e por fim a campanha de recadastramento dos sócios com o intuito de aproximar o relacionamento com os sócios e aumentar a visibilidade perante seus pares e seus pacientes.

O Diretor de Qualidade Assistencial, Dr Serafim Borges, realizou um magnífico trabalho representando nossos sócios no CREMERJ e nos recentes movimentos contra as ações governamentais, das quais se destacam a certificação de profissionais sem revalidação dos diplomas com vistas à campanha de Mais Médicos, manobra eleitoreira e pouco produtiva para resolver as enormes lacunas do atendimento médico em nosso país.

Estratégia é palavra-chave para determinar os rumos que devem ser seguidos com a elaboração de metas de curto e médio prazo. Desse modo o planejamento estratégico da SOCERJ foi realizado pelas Comissões organizadas e lideradas pela Dra Maria Eliane Magalhães. Os Drs Elizabete Viana e Ricardo Miguel somaram suas forças nessas ações.

Devemos agradecer ao trabalho exemplar de nossos funcionários: Marcelo Greif, Maria Goretti Mourão, Diego Costa e José Henrique Mesquita que deram suporte a todas essas realizações. Muito há que se fazer ainda e somente com a ajuda de cada um de nossos sócios será possível construir uma ciência com consciência para melhorar a saúde cardiovascular de nossos pacientes.

Um inesquecível 2014 para todos nós.

 

Por Dra. Gláucia Maria Moraes de Oliveira

Presidente da SOCERJ

Biênio 2011-2013

Você também pode gostar:

Mais postagens como esta…

Menu
Open chat