A Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro realizou, mais uma vez, um Congresso de grande sucesso!
Cerca de 250 palestrantes doaram seu tempo e sua expertise para apresentar as evidências atuais transpostas para a prática clínica. Adicionalmente, 16 especialistas europeus e brasileiros discutiram os temas mais atuais da cardiologia contemporânea, proporcionando interação entre os cardiologistas cariocas e europeus.
Nas atividades relacionadas ao pré-congresso, foram realizadas 50 atividades científicas distribuídas entre as Jornadas Multidisciplinares e os Simpósios da SOHCIERJ e do Departamento de Arritmia.
Ao longo do Congresso, 82 outras atividades científicas foram realizadas, com destaque para aquelas direcionadas aos futuros cardiologistas: 5º Desafio dos Residentes, 4ª Batalha das Ligas e os Casos Clínicos organizados pelos residentes e seus supervisores.
Foram aprovados 219 Temas Livres, sendo 171 para o Congresso e 48 para as Jornadas Multidisciplinares. Esses TL foram avaliados por 80 julgadores que também os selecionaram para concorrerem aos prêmios de Melhor Tema Livre, Jovem Cardiologista e Melhor Caso Clínico. Essa última modalidade de premiação foi introduzida no 32º Congresso da SOCERJ com o intuito de valorizar a prática diária de nossos colegas.
Temos que ressaltar também o lançamento da nova revista de nossa Sociedade – o Internacional Journal of Cardiovascular Sciences e a eleição para as diretorias da SOCERJ, suas Regionais e Departamentos.
Além de todas essas atividades científicas, pudemos desfrutar, partilhar e trocar experiências vivenciando o espírito carioca abençoado pelo Cristo Redentor.
Por Dra. Gláucia Maria Moraes de Oliveira
Presidente do Congresso da SOCERJ