Jornada de Educação Física – 32º Congresso da SOCERJ

Depoimento e agradecimento da XI Jornada SOCERJ de Educação Física em Cardiologia

A XI Jornada SOCERJ de Educação Física em Cardiologia foi realizada no dia 15 de abril de 2015 com a presença dos principais pesquisadores e professores brasileiros no âmbito das ciências cardiovasculares e de um auditório lotado de estudantes e profissionais de Educação Física, além de outros profissionais e estudantes da área de saúde.
Inicialmente, teve a palestra de abertura com o Coordenador do Evento, Gustavo Cardozo, dando ênfase nas atuações do profissional de Educação Física na prevenção e tratamento das doenças cardiovasculares e metabólicas.

Após, o público presenciou uma mesa redonda com palestras de três grandes talentos da pesquisa brasileira (Dr. Felipe Amorim da Cunha da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Dra. Ligia M Antunes-Correa do Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e Dra. Juliana Pereira Borges da Fiocruz e do Instituto Nacional de Cardiologia). Essa sessão, intitulada Bases da Prescrição de Exercícios Aeróbios e os seus Efeitos sobre o Coração, foi moderada brilhantemente pelo Ms. Sandro Conceição de Souza da Universidade Salgado de Oliveira.
Em seguida, ocorreu uma mesa redonda, moderada pela Dra. Themis Moura Cardinot da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, intitulada O exercício Físico como Modificador dos Parâmetros Fisiológicos de Doentes Renais e Cardíacos, com palestras de dois pesquisadores de alto nível da Universidade Federal de Juiz de Fora (Dr. Daniel Godoy Martinez e Dr. Mateus Camaroti Laterza).
Logo após, teve uma palestra, intitulada Reflexos Cardiovasculares na Hipertensão Arterial: Do Repouso ao Exercício Físico, com o palestrante Dr. Lauro Casqueiro Vianna da Universidade de Brasília. Essa palestra foi ministrada por ele nos principais eventos científicos americanos e europeus nos anos de 2014 e 2015 e foi moderada neste dia pelo Dto. Thiago Rodrigues Gonçalves da Universidade Federal Fluminense.

Após as palestras no período da manhã, o evento contou com a presença de excelentes temas livres apresentados de forma oral ou em formato de pôster e debatidos pela Dra. Juliana Pereira Borges (Fiocruz/Instituto Nacional de Cardiologia), Dto Thiago Rodrigues Gonçalves (Universidade Federal Fluminense), Ms. Sandro Conceição de Souza (Universidade Salgado de Oliveira) e Dto. Renato de Oliveira Massaferri (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e Dta. Karynne Grutter Lisboa Lopes dos Santos (Universidade do Estado do Rio de Janeiro).
Depois do intervalo para o almoço, ocorreu a Palestra – Teste Cardiopulmonar de Exercício: O que Temos Além do VO2max? com o Dr. Ricardo Brandão de Oliveira da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e foi moderada pelo Dto. Renato de Oliveira Massaferri da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Pela primeira vez, uma jornada de Educação Física conseguiu reunir, em uma mesma mesa, os maiores pesquisadores nacionais do treinamento físico aplicado a população hipertensa na mesa redonda moderada pelo Dr. Ricardo Brandão de Oliveira da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Essa mesa redonda foi intitulada Efeitos Agudos, Subagudos e Crônicos do Exercício Físico em Hipertensos e ocorreram duas palestras excepcionais com o Dr. Paulo de Tarso Veras Farinatti da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e a Dra. Claudia Lucia de Moraes Forjaz da Universidade de São Paulo.

Finalizando o ciclo de palestras, a jornada teve a presença de um dos grandes nomes do mundo em insuficiência cardíaca e exercício físico – Dr. Carlos Eduardo Negrão do Instituto do Coração, Faculdade de Medicina e Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo – com a Palestra Magna – Novos Paradigmas do Exercício na Insuficiência Cardíaca. Essa sessão foi moderada pelo coordenador da XI Jornada SOCERJ de Educação Física em Cardiologia Gustavo Gonçalves Cardozo.
Encerrando o evento, ocorreu uma sessão em alto nível de Resposta Rápida – Atualidades e Casos de Exercício Físico – com os pesquisadores e professores: Dr. Paulo de Tarso Veras Farinatti da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Dra. Claudia Lucia de Moraes Forjaz da Universidade de São Paulo, Dr. Ricardo Brandão de Oliveira da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Dra. Ligia M Antunes-Correa do Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Dra. Juliana Pereira Borges da Fiocruz e do Instituto Nacional de Cardiologia, Dr. Carlos Eduardo Negrão do Instituto do Coração, Faculdade de Medicina e Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo e o coordenador da XI Jornada SOCERJ de Educação Física em Cardiologia – Gustavo Gonçalves Cardozo.

A comissão da XI Jornada SOCERJ de Educação Física agradece os estudantes e profissionais que compareceram ao nosso evento científico de extrema relevância para o campo do conhecimento do exercício físico em Cardiologia. Com certeza, com a construção de eventos semelhantes, deixaremos a Educação Física cada vez mais presente no campo das ciências cardiovasculares. Aguardamos a presença de todos vocês na XII Jornada SOCERJ de Educação Física (2016). Muito obrigado!

 

Por Gustavo G. Cardozo (Coordenador da XI Jornada SOCERJ de Educação Física em Cardiologia – 2015)

Você também pode gostar:

Mais postagens como esta…

Menu
Open chat