Substância produzida pelo bicho-da-seda pode ajudar no controle do colesterol

Uma substância produzida pelo bicho-da-seda pode ser aliada de pessoas que precisam tratar pequenas elevações nas taxas de colesterol. Segundo a nutróloga Sylvana Braga, a enzima, chamada serrapeptidase, é livre de efeitos colaterais. Desta forma, o uso dela, para esse grupo específico de pacientes, pode ser uma alternativa natural às estatinas, drogas comumente utilizadas na terapia do problema.

— Trata-se de uma substância nova, que se torna mais uma opção no tratamento do colesterol. Não é um composto químico como a estatina, por isso, não são concorrentes. Mas a prescrição da serrapeptidase é interessante. Há pessoas que têm alergia à estatina, por exemplo — afirma Sylvana Braga, também é reumatóloga, fisiatra e especialista em prática ortomolecular.

De acordo com a médica, como tem ação leve, embora imediata, a serrapetidase só é mesmo indicada para casos de pequenas alterações nas taxas de colesterol — geralmente associadas a má alimentação, estresse e sedentarismo. Quando a genética influencia e a elevação dos níveis dessa gordura é muito significativa, substâncias naturais não são recomendadas.

— A serrapeptidase ajuda desde que associada a dieta e exercícios físicos — afirma.

Para a nutróloga Tamara Mazaracki, a possibilidade de usar compostos naturais no tratamento de doenças sempre é interessante.

— Essa forma de encarar a terapia pode produzir bons resultados. A levedura do arroz vermelho, por exemplo, consegue controlar pequenas e grandes elevações no colesterol sem os efeitos negativos da estatina, como dor muscular, confusão mental e aumento do risco de diabetes — diz a médica, lembrando que a droga é necessária a quem já enfartou ou fez ponte de safena.

Ação contra dores, edemas e inflamações

A serrapeptidase é produzida no intestino do bicho-da-seda. Segundo Sylvana Braga, estudos mostram que a substância também age contra inflamações diversas — celulite, otite, sinusite, artrite, em músculos e em artérias.

— Teoricamente, a serrapeptidase tem inúmeros efeitos possíveis, como ação anti-inflamatória, antiedema e analgésica. Entretanto, não existem evidências cientificas suficientes disponíveis que respaldem o uso clínico terapêutico do produto — pondera o cardiologista Ricardo Mourilhe, vice-presidente da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro (Socerj).

O composto é adquirido em farmácias de manipulação com prescrição médica.

Perigo vascular

O colesterol alto aumenta o risco de doenças causadas pelo acúmulo de gordura nas artérias, como infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC) e doenças vasculares periféricas.

É importante manter o colesterol em nível saudável. Taxas muito baixas podem causar desnutrição, doenças do fígado e doenças hematológicas, entre outras.

 

(Fonte: Jornal Extra)

Você também pode gostar:

Mais postagens como esta…

Menu
Podemos te ajudar?