Chocolate Amargo Faz Bem às Artérias

O estudo inédito “Efeitos do chocolate na função endotelial de pacientes com síndrome coronariana aguda”, publicado na revista científica Internacional Journal of Cardiovascular Sciences (IJCS), da Socerj (Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro), revelou que o chocolate amargo tem efeito muito favorável nas artérias, o que pode abrir a possibilidade de o alimento ou algum de seus componentes se tornarem, no futuro, uma opção terapêutica para o tratamento de pessoas com doenças cardíacas.

Existem evidências que apontam que os flavonoides, composto químico existente no cacau, possuem efeitos antiinflamatórios, com ação antioxidante, inibindo a oxidação do LDL (colesterol ruim), promovendo o aumento do nível de HDL (colesterol bom) e reduzindo os níveis de marcadores inflamatórios (substâncias que indicam quando o organismo está sofrendo alguma agressão).

“De acordo com o estudo, o consumo de chocolate amargo parece melhorar a vasodilatação em indivíduos saudáveis. Também propõe existir uma relação inversa do consumo de flavonoides e mortalidade cardiovascular”, explica o cardiologista Claudio Tinoco, diretor da Socerj e editor da IJCS. “O estudo não consegue afirmar de modo definitivo que o chocolate amargo previne o infarto, pois precisaríamos de mais pacientes e um prazo maior para esta análise. Mas já foi um grande avanço”, complementa.

A pesquisa analisou o consumo de chocolate amargo e de chocolate branco por 11 pacientes que estiveram internados no Instituto de Cardiologia de Santa Catarina, em São José (SC), no período de outubro a dezembro de 2013. “Esse ensaio clínico demonstrou que tanto o chocolate amargo quanto o chocolate branco promovem um aumento significativo da ‘vasodilatação fluxo-mediada’, sendo esse aumento significativamente maior em resposta quando se trata do chocolate amargo”, diz o artigo. A vasodilatação fluxo-mediada ocorre quando se aumenta o fluxo de sangue na parede dos vasos.

“O benefício do chocolate branco chamou a atenção por ser um chocolate que não tem a mesma quantidade de cacau, o que pode sugerir que uma outra substância cause o efeito”, avalia Tinoco. Ainda assim, o estudo concluiu que o chocolate amargo é mais benéfico para causar a vasodilatação fluxo-mediada, sendo então melhor para as artérias. “Pacientes com doença cardíaca avançada, inclusive fumantes, tiveram benefício com o tratamento”, aponta o diretor da Socerj.

A pesquisa analisou o consumo diário de 100g de chocolate amargo, com 85% de cacau, e ressalva que a medida pode impactar no peso dos pacientes, visto que significa um ganho de 502 calorias na dieta. Foram autores do estudo: Ana Maria Junkes Colombo, Jamil Mattar Valente Filho e Daniel Medeiros Moreira. O estudo completo está em: http://bit.ly/ijcs_chocolate.

Sobre o IJCS

O Internacional Journal of Cardiovascular Sciences (IJCS) é uma publicação científica bimestral da Socerj. Foi fundada em 1988 como Revista da Socerj, permanecendo com este nome até 2009, quando se tornou, em janeiro de 2010, Revista Brasileira de Cardiologia. Em janeiro de 2015, a publicação ganhou o nome em inglês – Internacional Journal of Cardiovascular Sciences – para atender a exigências que garantem mais indexações internacionais.

A publicação tem tiragem de 4 mil exemplares e é indexada no Index Medicus Latino-Americano – LILACS. Todos os artigos e edições estão disponíveis no aplicativo IJCS (gratuito no AppStore e Google Play) e no site www.onlineijcs.org.

Você também pode gostar:

Mais postagens como esta…

Menu
Podemos te ajudar?