Jornada SOCERJ de Educação Física em Cardiologia

O desenvolvimento científico dos estudos do exercício é relativamente recente. Fisiologistas, ao final do século IXX foram pioneiros no uso do exercício como meio de se compreender melhor diferentes funções fisiológicas. Pesquisadores como Meyerhof e Hill foram laureados com o prêmio Nobel por seus importantes avanços sobre o conhecimento do metabolismo muscular e fisiologia do exercício.

Nos últimos 50 anos, centenas de estudos foram publicados revelando os efeitos da prática de atividade física sobre a função muscular, função pulmonar, sistema endócrino, sistema vascular e sobre o coração.

Do ponto de vista epidemiológico, passando pelos dados clássicos dos motoristas e trocadores dos ônibus ingleses de dois andares de Jeremy Morris, pelos resultados dos estudos liderados por Ralph Paffenbarger no acompanhamento de ex-alunos da Universidade de Harvard, e dos estudos dos clientes da Clínica Cooper, para citar apenas alguns dos estudos considerados mais importantes, parece clara e consistente a noção de que a prática de atividade física é muito benéfica para a saúde, em particular do coração.

Mais recentemente, avanços demonstraram os efeitos moleculares na função cardiovascular como consequência prática regular do treinamento físico, que em última análise, relevam as possíveis relações de causa e efeito inicialmente apontadas pelos clássicos estudos epidemiológicos.

Pensando em todos os principais avanços da ciência do exercício e sua relação com a saúde cardiovascular é que a Coordenação da Jornada de Educação Física do 31º Congresso de Cardiologia da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro buscou juntar um time de excelência, formado por pesquisadores e profissionais de quatro diferentes estados brasileiros e de algumas das mais respeitadas instituições e centros de ensino e pesquisa da América Latina, para explorar e aprofundar temas que passarão pelas bases do treinamento físico nas doenças cardiovasculares e metabólicas, atravessando discussões sobre alguns dos assuntos de destaque na literatura internacional como o treinamento intervalado de alta intensidade, aspectos fisiológicos e neurovasculares em resposta ao treinamento, bem como uma brilhante palestra sobre as bases moleculares que explicam o efeito cardioprotetor do exercício físico.

Através da construção cuidadosa de um programa dinâmico e inovador, temos a certeza de que todos poderão desfrutar de um evento rico em informações atualizadas sobre alguns dos temas mais relevantes da atualidade na Ciência Cardiovascular do Exercício.

Contamos com vocês para fazermos juntos, no dia 09 de Abril deste ano – uma Jornada de Educação Física do CONGRESSO DA SOCERJ como a MAIOR JORNADA DE TODOS OS TEMPOS.

 

Por. Dr. Ricardo Brandão de Oliveira/ Ms. Gustavo Gonçalves Cardozo (Coordenadores da Jornada de Educação Física da SOCERJ).

 

Você também pode gostar:

Mais postagens como esta…

Menu
Podemos te ajudar?