Cardioredes – Semana Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

Instituto Nacional de Cardiologia e Cisbaf lançam na Baixada Programa Cardioredes

Em comemoração à Semana Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, o Instituto Nacional de Cardiologia e o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense, em parceria com a Prefeitura de Duque de Caxias,e apoio da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro ( SOCERJ) através da sua regional baixada fluminense,  lançaram em 29 de abril o Programa Nacional Cardioredes-INC.

O evento, realizado no Hospital Municipal Moacyr do Carmo, em Duque de Caxias, promoveu nos dias 28,29 e 30 a capacitação em hipertensão arterial como os temas criança, idoso e gestantes onde compareceram 155 profissionais entre médicos e enfermeiros da atenção básica.dos 11 municípios que compõem a Baixada Fluminense.

O hospital será o primeiro polo de referência cardiovascular para pacientes da Baixada. A cerimônia de lançamento contou com a presença do diretor geral do INC, José Leôncio de Andrade Feitosa, do assessor do INC, Marco Paulo Valeriano, da secretária executiva do Cisbaf, Rosangela Bello, do secretário de Saúde de Duque de Caxias, Camilo Junqueira, e da teleconsultora da Telessaúde Baixada Fluminense e presidente da Regional de Cardiologia da Baixada Fluminense da Socerj, Sonia Zimbaro.

Segundo o diretor geral do INC, José Leôncio de Andrade Feitosa, o objetivo da parceria firmada com o consórcio é implementar uma rede de atenção cardiovascular, com a criação de três polos de referência para atendimento aos pacientes de toda a Baixada. O primeiro será instalado no Hospital Moacyr do Carmo. Para o diretor, é uma enorme satisfação avançar com o serviço na Baixada.

Além da capacitação em hipertensão arterial, os profissionais tiveram a oportunidade de aprender a utilizar a plataforma colaborativa do Telessaúde.

O Telessaúde é um programa federal que vem melhorar a qualidade dos serviços prestados na atenção primária, aumentando a resolutividade, diminuindo o custo de saúde através da qualificação profissional, reduzindo a quantidade de deslocamentos desnecessários de pacientes e elevando as ações de prevenção de doenças. O serviço poderá ser utilizado pelos profissionais em tempo real ou por e-mail.

Para a secretária executiva do Cisbaf, Rosangela Bello, a capacitação realizada em parceria é mais uma iniciativa da Baixada fundamental para o incremento da qualidade da assistência especializada à saúde nas unidades de atenção básica da região. “Médicos e enfermeiros de todos os municípios consorciados participaram do treinamento ministrado por profissionais do INC, da Socerj e do Telessaúde. Dessa forma, conseguimos qualificar ainda mais o atendimento à população e promover maior resolutividade”, destaca.

Dra Sonia Zimbaro enfatizou a importância do Programa Cardiredes para a Baixada Fluminense o que vai diminuir em muito a fila de espera na realização dos exames cardiovasculares de alta e media complexidade.

Alem da capacitação ocorreu também uma ação envolvendo os funcionários do hospital com aferição de pressão arterial, glicemia capilar e colesterol. Cerca de 130 funcionarios foram atendidos e orientados sobre os fatores de risco para as doenças cardiovasculares.

 

Por Instituto Nacional de Cardiologia

 

Você também pode gostar:

Mais postagens como esta…

Menu
Podemos te ajudar?