Blog IC – BREATHE

 

Pessoal,

Recentemente foi publicado o 1º registro nacional de Insuficiência Cardíaca no Brasil — o BREATHE. Um painel nacional finalmente pode ser desenhado após a inclusão de 1.281 pacientes após internação em 51 hospitais diferentes (públicos e privados) espalhados por 21 cidades durantes os anos de 2011-2012.
Podemos apontar algumas características interessantes do trabalho, como o elevado percentual de idosos ou a predominância de mulheres (60%) por exemplo. Trata-se de um material superinteressante para entender quem é o nosso paciente que interna descompensado e como podemos prevenir essa internação.
O trabalho também foi desenhado para incluir, de forma inédita, a readmissão hospitalar. Trata-se de um dos principais temas em discussão nos EUA, uma vez que o financiamento da saúde selecionou esse como um dos principais parâmetros de qualidade de tratamento em IC e até mesmo para financiamento e pagamento das operadoras de saúde (readmissão em menos de 30 dias após alta hospitalar).
Nos pacientes brasileiros, mais de 25% foram reinternados em até um mês e mais da metade dos pacientes em até 6 meses.
Mais detalhes no artigo que tem acesso livre através do link – http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0066-782X2015000600002&script=sci_arttext&tlng=pt

Boa leitura

Dr Felipe Albuquerque
Diretor financeiro do Departamento de Insuficiência Cardíaca e Cardiomiopatias – SOCERJ

Você também pode gostar:

Mais postagens como esta…

Menu
Podemos te ajudar?