NORMAS E INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO DE TEMAS LIVRES AO 38º CONGRESSO DE CARDIOLOGIA DA SOCERJ
DO PROCESSO DE SUBMISSÃO
- As submissões dos temas livres (TL) serão feitas exclusivamente através do sistema eletrônico da Sociedade Brasileira de Cardiologia, no endereço http://tl.cardiol.br/temaslivres/eventos.asp?c=347
- A submissão no sistema eletrônico implica na aceitação das regras de submissão, julgamento, apresentação, premiação e no compromisso da apresentação.
- As submissões terão início no dia 22 de fevereiro de 2021 e se encerrarão às 24:00h de 26 de abril de 2021, pelo horário de Brasília.
- Solicita-se fazer o login e preencher os campos que aparecerão sucessivamente até a finalização do processo. Os campos CPF, data de nascimento, ano de formatura e número do registro profissional (CRM), apresentados na tela inicial do sistema, são de preenchimento obrigatório. Caso o autor já tenha feito algum cadastramento junto a SBC, seus dados serão recuperados nessa etapa, tornando-se desnecessário o preenchimento do restante do formulário.
- O autor deverá informar se deseja que seu trabalho seja avaliado para grade médica (área médica: SIM) ou para as Jornadas Multiprofissionais (área médica: NÃO).
- Para os temas submetidos para área médica o autor deverá ainda selecionar uma de três modalidades:
– “Temas livre – iniciação científica para alunos de medicina”;
– “Temas livres – médico residente/especializando”;
– “Temas livre – pesquisador”.
- Para as subáreas “iniciação científica” e “médico residente/especializando” o primeiro autor deverá comprovar a sua condição de aluno de graduação de medicina e de residente médico e especializando, respectivamente.
- Em seguida deverá selecionar a categoria científica em que melhor se enquadra o trabalho. A Comissão Julgadora poderá arbitrar outra área para fins de julgamento e apresentação.
- Para os temas submetidos para as Jornadas Multiprofissionais o autor deverá selecionar uma das seguintes categorias, a saber: “educação física”; “enfermagem”; “farmácia”, “fisioterapia”, “nutrição” e “psicologia”.
- Serão permitidas as inscrições de até três instituições, um autor principal (aquele que fez o login no sistema) e outros nove coautores.
- O sistema permitirá o máximo de 2.500 caracteres. Ele indicará o percentual utilizado. É possível copiar a partir de um documento do Microsoft Word. Prestar atenção para eventuais perdas de formatação. Sugere-se observar a versão antes do envio completo. Caso insira gráficos ou tabelas, haverá redução proporcional do espaço para texto.
- Trabalhos com identificação da instituição ou do autor no título ou corpo do texto serão excluídos.
- O TL poderá ser salvo na forma “incompleto” para posterior edição. Após salvo na forma “completo”, deverá ser enviado e não haverá posterior possibilidade de edição.
DO CONTEÚDO CIENTÍFICO
- Os TL serão avaliados e, uma vez aprovados, não passarão por revisão de língua portuguesa e não serão passíveis de correções. Os TL serão publicados conforme foram submetidos. Portanto solicita-se a máxima atenção à correção ortográfica e gramatical, assim como à nomeação de autoria.
- Os TL deverão ser submetidos e enviados para divulgação no site da SOCERJ;
- Sugere-se ao TL a forma estruturada com “introdução ou fundamento”; “objetivos”; “métodos”; “resultados”; e “conclusões”. Referências bibliográficas são opcionais.
- Os relatos de caso ou de experiências deverão ser adaptados em “introdução ou fundamentos”; “relato do caso” e “discussão”.
- Não serão aceitos trabalhos de revisão, exceto as meta-análises.
- A linguagem deve ser clara, objetiva, direta e com precisão na descrição dos dados. Termos pessoais devem ser evitados. Sugere-se o sujeito indeterminado. Utilizar o nome genérico dos fármacos.
- Ao submeter o TL os autores assumem o cumprimento das legislações e normas éticas que regem a pesquisa com seres humanos e animais, incluindo-se a aprovação pelos Comitês de Ética em Pesquisa e de Ética em Pesquisa em Animais.
- A Comissão Julgadora poderá eliminar o TL que infringir norma ética ou legal.
- Os autores assumem a responsabilidade pela veracidade dos dados e respeito as questões éticas e legais da pesquisa.