NORMAS E INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO DE TEMAS LIVRES AO 38º CONGRESSO DE CARDIOLOGIA DA SOCERJ

DO PROCESSO DE SUBMISSÃO

  1. As submissões dos temas livres (TL) serão feitas exclusivamente através do sistema eletrônico da Sociedade Brasileira de Cardiologia, no endereço http://tl.cardiol.br/temaslivres/eventos.asp?c=347
  2. A submissão no sistema eletrônico implica na aceitação das regras de submissão, julgamento, apresentação, premiação e no compromisso da apresentação.
  3. As submissões terão início no dia 22 de fevereiro de 2021 e se encerrarão às 24:00h de 26 de abril de 2021, pelo horário de Brasília.
  4. Solicita-se fazer o login e preencher os campos que aparecerão sucessivamente até a finalização do processo. Os campos CPF, data de nascimento, ano de formatura e número do registro profissional (CRM), apresentados na tela inicial do sistema, são de preenchimento obrigatório. Caso o autor já tenha feito algum cadastramento junto a SBC, seus dados serão recuperados nessa etapa, tornando-se desnecessário o preenchimento do restante do formulário.
  5. O autor deverá informar se deseja que seu trabalho seja avaliado para grade médica (área médica: SIM) ou para as Jornadas Multiprofissionais (área médica: NÃO).
  6. Para os temas submetidos para área médica o autor deverá ainda selecionar uma de três modalidades:

– “Temas livre – iniciação científica para alunos de medicina”;

– “Temas livres – médico residente/especializando”;

– “Temas livre – pesquisador”.

  1. Para as subáreas “iniciação científica” e “médico residente/especializando” o primeiro autor deverá comprovar a sua condição de aluno de graduação de medicina e de residente médico e especializando, respectivamente.
  2. Em seguida deverá selecionar a categoria científica em que melhor se enquadra o trabalho. A Comissão Julgadora poderá arbitrar outra área para fins de julgamento e apresentação.
  3. Para os temas submetidos para as Jornadas Multiprofissionais o autor deverá selecionar uma das seguintes categorias, a saber: “educação física”; “enfermagem”; “farmácia”, “fisioterapia”, “nutrição” e “psicologia”.
  4. Serão permitidas as inscrições de até três instituições, um autor principal (aquele que fez o login no sistema) e outros nove coautores.
  5. O sistema permitirá o máximo de 2.500 caracteres. Ele indicará o percentual utilizado. É possível copiar a partir de um documento do Microsoft Word. Prestar atenção para eventuais perdas de formatação. Sugere-se observar a versão antes do envio completo. Caso insira gráficos ou tabelas, haverá redução proporcional do espaço para texto.
  6. Trabalhos com identificação da instituição ou do autor no título ou corpo do texto serão excluídos.
  7. O TL poderá ser salvo na forma “incompleto” para posterior edição. Após salvo na forma “completo”, deverá ser enviado e não haverá posterior possibilidade de edição.

 

DO CONTEÚDO CIENTÍFICO

  1. Os TL serão avaliados e, uma vez aprovados, não passarão por revisão de língua portuguesa e não serão passíveis de correções. Os TL serão publicados conforme foram submetidos. Portanto solicita-se a máxima atenção à correção ortográfica e gramatical, assim como à nomeação de autoria.
  2. Os TL deverão ser submetidos e enviados para divulgação no site da SOCERJ;
  3. Sugere-se ao TL a forma estruturada com “introdução ou fundamento”; “objetivos”; “métodos”; “resultados”; e “conclusões”. Referências bibliográficas são opcionais.
  4. Os relatos de caso ou de experiências deverão ser adaptados em “introdução ou fundamentos”; “relato do caso” e “discussão”.
  5. Não serão aceitos trabalhos de revisão, exceto as meta-análises.
  6. A linguagem deve ser clara, objetiva, direta e com precisão na descrição dos dados. Termos pessoais devem ser evitados. Sugere-se o sujeito indeterminado. Utilizar o nome genérico dos fármacos.
  7. Ao submeter o TL os autores assumem o cumprimento das legislações e normas éticas que regem a pesquisa com seres humanos e animais, incluindo-se a aprovação pelos Comitês de Ética em Pesquisa e de Ética em Pesquisa em Animais.
  8. A Comissão Julgadora poderá eliminar o TL que infringir norma ética ou legal.
  9. Os autores assumem a responsabilidade pela veracidade dos dados e respeito as questões éticas e legais da pesquisa.
Menu
Podemos te ajudar?