Presidência da Federação das Sociedades de Cardiologia de Língua Portuguesa – FSCLP.

Ex-presidente da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro (Socerj), a cardiologista Gláucia Moraes de Oliveira assumiu a presidência da Federação das Sociedades de Cardiologia de Língua Portuguesa – FSCLP. A transmissão de cargo foi em Vilamoura, Portugal, no final de abril. Gláucia Moraes de Oliveira é diretora da Sociedade Brasileira de Cardiologia, professora do Departamento de Clínica Médica da Disciplina de Cardiologia da Faculdade de Medicina da UFRJ e coordenadora do curso de pós-graduação em Cardiologia da UFRJ.

Na palestra que concedeu ao assumir o cargo, Gláucia lembrou que a comunidade dos países de língua portuguesa é constituída por cerca de duzentos e quarenta milhões de pessoas e mantém relações de cooperação política e econômica. “Porém, o intercambio na área de saúde é precário, principalmente no que tange a saúde cardiovascular”, ressaltou a presidente da FSCLP. Gláucia constatou que as desigualdades sociais, mesmo nos países ditos desenvolvidos da comunidade, estão claramente associadas às doenças incluindo, as cardiovasculares. “As nações de língua portuguesa têm Índices de Desenvolvimento Humano diversos que variam de muito elevado em Portugal e Macau a baixo em Angola e Moçambique. Observamos uma clara associação entre o IDH, a expectativa de vida e as taxas de mortalidade por doenças cardiovasculares”, comparou.

 

Deixe seu comentário

 
imagem

Cadastre-se na nossa newsletter e receba regularmente eventos, notícias, e artigos da Cardiologia. A inscrição é gratuita!

Os seus dados não serão transmitidos a terceiros