NORMAS E INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO DE TEMAS LIVRES AO 39º CONGRESSO DE CARDIOLOGIA DA SOCERJ

 

  1. CADASTRO:

Antes de submeter seu trabalho você precisará se inscrever no 39 Congresso da SOCERJ através do site: https://congressosocerj.com/pt/inscricao. Após sua inscrição no Congresso, acesse o link https://congressosocerj.com/. Seu usuário e senha serão os mesmos utilizados para inscrição no congresso.

  1. SUBMISSÃO:

As submissões terão início no dia 20 de janeiro de 2022 e se encerrarão às 24 horas do dia 05 de março de 2022. Prorrogadas as submissões até o dia 14 de Março de 2022.

  1. TUTORIAL PARA SUBMISSÃO
  1. Login: Faça o seu login na página do sistema de submissão através do link: https://congressosocerj.com/;
  2. Na seção meus trabalhos selecione a opção criar novo.
  3. Classificação do Trabalho

Selecione o tipo do seu trabalho: Relato de Caso/Série de Casos ou Tema Livre.

Obs: Não serão aceitos trabalhos de revisão, exceto as meta-análises.

O autor deverá informar se deseja que seu trabalho seja avaliado pela área MÉDICA ou área MULTIPROFISSIONAL .

Para os temas livres submetidos para categoria MÉDICA o autor deverá ainda selecionar uma de três modalidades:

CATEGORIA MÉDICA

  • Iniciação científica (para alunos de graduação medicina);
  • Médico residente/especializando;
  • Pesquisador

Para as subcategorias:

Iniciação científica – o primeiro autor deverá comprovar a sua condição de aluno de graduação de medicina, enviando declaração de matrícula para o e-mail temaslivres@abev.com.br.

Médico residente/especializando – o primeiro autor deverá comprovar a sua condição de médico residente ou especializando, enviando declaração de matrícula para o e-mail temaslivres@abev.com.br.

 

Selecione a área temática que melhor corresponde ao seu trabalho dentre as opções para Área Médica ou para Área Multiprofissional:

ÁREA MÉDICA

  • Arritmias, Estimulação Cardíaca e Eletrofisiologia
  • Aterosclerose, Dislipidemia e Fatores de risco CV
  • Cardiologia Clínica
  • Cardiologia da Mulher
  • Cardiologia Intervencionista
  • Cardiopediatria e Cardiopatias Congênitas
  • Cardio-oncologia
  • Ciência Básica e Translacional
  • Cirurgia Cardiovascular
  • Doença Coronária
  • Ecocardiografia
  • Eletrocardiografia, Holter e ECGAR
  • Epidemiologia
  • Ergometria, Reabilitação Cardíaca e Cardiologia Desportiva
  • Espiritualidade e Medicina Cardiovascular
  • Hipertensão Arterial, MAPA e MRPA
  • Imagem Molecular e Medicina Nuclear em Cardiologia
  • Insuficiência Cardíaca/Cardiomiopatias
  • Ressonância e Tomografia Cardiovascular
  • Valvulopatias
  • Outros

ÁREA MULTIPROFISSIONAL

  • Educação física
  • Enfermagem
  • Farmácia
  • Fisioterapia
  • Nutrição
  • Psicologia

Não será possível trocar a área após a submissão do trabalho. Trabalhos submetidos para Área Médica serão avaliados pela Comissão Julgadora Médica e os submetidos para Área Multiprofissional serão avaliados pela Comissão Julgadora da respetiva profissão.

Obs.:
1. Não será possível trocar o tipo, categoria ou área do trabalho após a sua submissão.

  1. Trabalhos submetidos para Categoria Médica serão avaliados pela Comissão Julgadora Médica e os submetidos para Categoria Multiprofissional serão avaliados pela Comissão Julgadora da respetiva profissão.
  2. Dados do Trabalho:

Título: deverá conter até 150 caracteres

Resumo: ESTRUTURA DO TEXTO – TEMAS LIVRES

  • Introdução e/ou Fundamento– O marco teórico que levou à realização do trabalho deve ser claramente descrito em uma ou duas frases.
  • Objetivo– Enunciar claramente o tema investigado, de preferência indicando a hipótese a ser testada.
  • Materiais e Métodos –Indicar se trata de estudo observacional, estudo de caso e controle, estudo prospectivo, ensaio clínico randomizado e/ou outros tipos de delineamento. Descrever as características da amostra estudada, fundamentais ao desenvolvimento do trabalho e os métodos utilizados para coleta de dados e as intervenções realizadas.
  • Resultados– Devem ser apresentados os resultados detalhados, em concordância com os objetivos do trabalho e, de modo a justificar as conclusões. Os dados numéricos devem indicar os achados principais do trabalho. Estimula-se a inclusão de figuras que ilustrem os principais resultados do trabalho. Trabalhos com resultados e conclusões como “os resultados serão apresentados e discutidos…” não serão aceitos para apresentação.
  • Conclusões– As conclusões devem responder aos objetivos do trabalho. Quando os resultados justificarem implicações clínicas, poderão acompanhar as conclusões. Indicar claramente se as conclusões são ou não definitivas, antes que a informação possa ser usada na clínica.
  • Referências bibliográficas – são opcionais.

 

  1. ESTRUTURA DO TEXTO – RELATO DE CASO

 

Introdução e/ou Fundamento – O marco teórico que levou à realização do trabalho deve ser claramente descrito em uma ou duas frases.

 

Relato do caso – Descrição objetiva do caso.

 

Discussão – Destacar a relevância do caso e o aprendizado que o mesmo proporcionou.

 

Referências bibliográficas – são opcionais.

São permitidos até 2.500 caracteres. É possível a inclusão de tabelas e imagens no texto do trabalho (lembre-se de que isto implica na perda de alguns caracteres).

Prestar atenção para eventuais perdas de formatação. Sugere-se observar a versão antes do envio completo.

Palavras-chave: o autor deverá incluir 3 – 5 palavras-chave de acordo com o DeCS (Descritores em Ciências da Saúde – https://decs.bvsalud.org/).

 

IMPORTANTE:

  • Trabalhos com dados da instituição sede ou dados de identificação dos pacientes no título, no corpo do resumo ou em figuras e tabelas não anonimizados não serão considerados para avaliação;
  • Os Temas livres serão avaliados e, uma vez aprovados, não passarão por revisão de língua portuguesa e não serão passíveis de correções. Os Temas livres serão publicados conforme foram submetidos. Portanto solicita-se a máxima atenção à correção ortográfica e gramatical, assim como à nomeação de autoria.
  • A linguagem deve ser clara, objetiva, direta e com precisão na descrição dos dados. Termos pessoais devem ser evitados. Sugere-se o sujeito indeterminado. Utilizar o nome genérico dos fármacos.
  • Ao submeter o TL os autores assumem o cumprimento das legislações e normas éticas que regem a pesquisa com seres humanos e animais, incluindo-se a aprovação pelos Comitês de Ética em Pesquisa e de Ética em Pesquisa em Animais.
  • A Comissão Julgadora poderá eliminar o TL que infringir norma ética ou legal.
  • Os autores assumem a responsabilidade pela veracidade dos dados e respeito às questões éticas e legais da pesquisa.
  1. AUTORES

Cada trabalho poderá conter até 10 autores. O autor principal deverá informar nome completo, instituição, CPF, e-mail e telefone celular. Para os demais autores será necessário informar apenas nome completo e instituição.

Submissão:

Clique em “Salvar” para inserir o resumo no sistema e ainda realizar alterações até o prazo final de submissão (05.03.2022) ou clique em “Salvar/ Submeter” para enviar o trabalho para avaliação.

Após clicar em “Salvar/Submeter” a submissão do resumo estará concluída e não será possível realizar alterações no trabalho.

Caso seja necessário realizar modificações no resumo, o autor deverá solicitar a exclusão do trabalho no e-mail temaslivres@abev.com.br e realizar uma nova submissão.

O envio do resumo representa um compromisso do(s) autor(es) em apresentar o trabalho, se aceito, durante o Congresso.

 

  1. AVALIAÇÃO DOS TEMAS LIVRES

Para que os trabalhos sejam avaliados pela Comissão Julgadora é imprescindível que todas as orientações deste regulamento tenham sido seguidas rigorosamente.

O processo de seleção será realizado conforme especificação abaixo:

Revisão e Avaliação – Todos os resumos recebidos que estiverem de acordo com este regulamento, serão avaliados por pelo menos 2 (dois) julgadores membros da Comissão Julgadora de Temas livres.

Os critérios para julgamento são:

  • Originalidade e Relevância;
  • Delineamento;
  • Tratamento Estatístico do material e método utilizado;
  • Adequação do texto, clareza na apresentação dos resultados e correlação com as conclusões;

Empate: Em caso de empate entre os melhores trabalhos, o critério utilizado para desempate será a nota de originalidade e relevância. Ainda mantido empate, o segundo critério de desempate será a nota referente ao tratamento estatístico do material e método utilizado.

  1. RESULTADO DA SELEÇÃO DOS TEMAS LIVRES

Concluído o trabalho de julgamento dos temas livres, a listagem dos aprovados estará disponível para consulta no site do Congresso, assim como as orientações para a confecção do pôster digital a partir de 10 de abril de 2022. Os autores com trabalhos aprovados receberão correspondência eletrônica com todas as informações relativas à sua apresentação.

 

  1. APRESENTAÇÃOA APRESENTAÇÃO:

PÔSTER DIGITALT

– Todos os trabalhos aprovados serão publicados no site do congresso no formato de pôster digital;

– O template e as instruções para formatação do poster serão publicadas no site do evento junto com a lista dos trabalhos aprovados;

– Os pôsteres deverão ser enviados para publicação no site até 15/04/2022;

– Os trabalhos mesmo aprovados que não enviarem o poster serão eliminados e não serão publicados;

SESSÃO DE MELHORES TEMAS LIVRES

– Os 5 melhores temas livres de cada área da categoria médica irão concorrer a premiação e serão apresentados em sessões presenciais de “Melhor Tema Livre” que serão realizadas no Centro de Convenções SulAmérica durante os dias do congresso.

  1. PREMIAÇÃO

Serão premiados os melhores pôsteres, sendo um por subárea de cada categoria.

  • Pesquisador ou Médico
    1º Lugar: R$ 2.000,00
    2º Lugar: R$ 1.000,00
    3º Lugar: Certificado de menção honrosa
  • Residentes
    1º Lugar: R$ 1.000,00
    2º Lugar: R$ 500,00
    3º Lugar: Certificado de menção honrosa
  • Iniciação Científica
    1º Lugar: R$ 500,00
    2º Lugar: Certificado de menção honrosa
    3º Lugar: Certificado de menção honrosa
  • Jornadas
    1º Lugar: Certificado de menção honrosa
    2º Lugar: Certificado de menção honrosa

O certificado, contendo os nomes de todos os autores, será enviado para o autor inscrito/apresentador do tema livre até 20 de maio de 2022.

Resumos – os trabalhos apresentados durante o Congresso serão publicados no site do Congresso e na revista International Journal of Cardiovascular Sciences – IJCS.

Para esclarecimento de dúvidas técnicas referente ao sistema:

Plataforma de submissão

Via chat no próprio site de submissão
Telefone: (51) 3566-2432
E-mail: contato@eventize.com.br

 

Outras dúvidas:

ABEV Personalização e Inteligência em Eventos

Setor de Temas Livres
E-mail: temaslivres@abev.com.br

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