NORMAS E INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO DE TEMAS LIVRES AO 39º CONGRESSO DE CARDIOLOGIA DA SOCERJ
- CADASTRO:
Antes de submeter seu trabalho você precisará se inscrever no 39 Congresso da SOCERJ através do site: https://congressosocerj.com/pt/inscricao. Após sua inscrição no Congresso, acesse o link https://congressosocerj.com/. Seu usuário e senha serão os mesmos utilizados para inscrição no congresso.
- SUBMISSÃO:
As submissões terão início no dia 20 de janeiro de 2022 e se encerrarão às 24 horas do dia 05 de março de 2022. Prorrogadas as submissões até o dia 14 de Março de 2022.
- TUTORIAL PARA SUBMISSÃO
- Login: Faça o seu login na página do sistema de submissão através do link: https://congressosocerj.com/;
- Na seção meus trabalhos selecione a opção criar novo.
- Classificação do Trabalho
Selecione o tipo do seu trabalho: Relato de Caso/Série de Casos ou Tema Livre.
Obs: Não serão aceitos trabalhos de revisão, exceto as meta-análises.
O autor deverá informar se deseja que seu trabalho seja avaliado pela área MÉDICA ou área MULTIPROFISSIONAL .
Para os temas livres submetidos para categoria MÉDICA o autor deverá ainda selecionar uma de três modalidades:
CATEGORIA MÉDICA
- Iniciação científica (para alunos de graduação medicina);
- Médico residente/especializando;
- Pesquisador
Para as subcategorias:
Iniciação científica – o primeiro autor deverá comprovar a sua condição de aluno de graduação de medicina, enviando declaração de matrícula para o e-mail temaslivres@abev.com.br.
Médico residente/especializando – o primeiro autor deverá comprovar a sua condição de médico residente ou especializando, enviando declaração de matrícula para o e-mail temaslivres@abev.com.br.
Selecione a área temática que melhor corresponde ao seu trabalho dentre as opções para Área Médica ou para Área Multiprofissional:
ÁREA MÉDICA
- Arritmias, Estimulação Cardíaca e Eletrofisiologia
- Aterosclerose, Dislipidemia e Fatores de risco CV
- Cardiologia Clínica
- Cardiologia da Mulher
- Cardiologia Intervencionista
- Cardiopediatria e Cardiopatias Congênitas
- Cardio-oncologia
- Ciência Básica e Translacional
- Cirurgia Cardiovascular
- Doença Coronária
- Ecocardiografia
- Eletrocardiografia, Holter e ECGAR
- Epidemiologia
- Ergometria, Reabilitação Cardíaca e Cardiologia Desportiva
- Espiritualidade e Medicina Cardiovascular
- Hipertensão Arterial, MAPA e MRPA
- Imagem Molecular e Medicina Nuclear em Cardiologia
- Insuficiência Cardíaca/Cardiomiopatias
- Ressonância e Tomografia Cardiovascular
- Valvulopatias
- Outros
ÁREA MULTIPROFISSIONAL
- Educação física
- Enfermagem
- Farmácia
- Fisioterapia
- Nutrição
- Psicologia
Não será possível trocar a área após a submissão do trabalho. Trabalhos submetidos para Área Médica serão avaliados pela Comissão Julgadora Médica e os submetidos para Área Multiprofissional serão avaliados pela Comissão Julgadora da respetiva profissão.
Obs.:
1. Não será possível trocar o tipo, categoria ou área do trabalho após a sua submissão.
- Trabalhos submetidos para Categoria Médica serão avaliados pela Comissão Julgadora Médica e os submetidos para Categoria Multiprofissional serão avaliados pela Comissão Julgadora da respetiva profissão.
- Dados do Trabalho:
Título: deverá conter até 150 caracteres
Resumo: ESTRUTURA DO TEXTO – TEMAS LIVRES
- Introdução e/ou Fundamento– O marco teórico que levou à realização do trabalho deve ser claramente descrito em uma ou duas frases.
- Objetivo– Enunciar claramente o tema investigado, de preferência indicando a hipótese a ser testada.
- Materiais e Métodos –Indicar se trata de estudo observacional, estudo de caso e controle, estudo prospectivo, ensaio clínico randomizado e/ou outros tipos de delineamento. Descrever as características da amostra estudada, fundamentais ao desenvolvimento do trabalho e os métodos utilizados para coleta de dados e as intervenções realizadas.
- Resultados– Devem ser apresentados os resultados detalhados, em concordância com os objetivos do trabalho e, de modo a justificar as conclusões. Os dados numéricos devem indicar os achados principais do trabalho. Estimula-se a inclusão de figuras que ilustrem os principais resultados do trabalho. Trabalhos com resultados e conclusões como “os resultados serão apresentados e discutidos…” não serão aceitos para apresentação.
- Conclusões– As conclusões devem responder aos objetivos do trabalho. Quando os resultados justificarem implicações clínicas, poderão acompanhar as conclusões. Indicar claramente se as conclusões são ou não definitivas, antes que a informação possa ser usada na clínica.
- Referências bibliográficas – são opcionais.
- ESTRUTURA DO TEXTO – RELATO DE CASO
Introdução e/ou Fundamento – O marco teórico que levou à realização do trabalho deve ser claramente descrito em uma ou duas frases.
Relato do caso – Descrição objetiva do caso.
Discussão – Destacar a relevância do caso e o aprendizado que o mesmo proporcionou.
Referências bibliográficas – são opcionais.
São permitidos até 2.500 caracteres. É possível a inclusão de tabelas e imagens no texto do trabalho (lembre-se de que isto implica na perda de alguns caracteres).
Prestar atenção para eventuais perdas de formatação. Sugere-se observar a versão antes do envio completo.
Palavras-chave: o autor deverá incluir 3 – 5 palavras-chave de acordo com o DeCS (Descritores em Ciências da Saúde – https://decs.bvsalud.org/).
IMPORTANTE:
- Trabalhos com dados da instituição sede ou dados de identificação dos pacientes no título, no corpo do resumo ou em figuras e tabelas não anonimizados não serão considerados para avaliação;
- Os Temas livres serão avaliados e, uma vez aprovados, não passarão por revisão de língua portuguesa e não serão passíveis de correções. Os Temas livres serão publicados conforme foram submetidos. Portanto solicita-se a máxima atenção à correção ortográfica e gramatical, assim como à nomeação de autoria.
- A linguagem deve ser clara, objetiva, direta e com precisão na descrição dos dados. Termos pessoais devem ser evitados. Sugere-se o sujeito indeterminado. Utilizar o nome genérico dos fármacos.
- Ao submeter o TL os autores assumem o cumprimento das legislações e normas éticas que regem a pesquisa com seres humanos e animais, incluindo-se a aprovação pelos Comitês de Ética em Pesquisa e de Ética em Pesquisa em Animais.
- A Comissão Julgadora poderá eliminar o TL que infringir norma ética ou legal.
- Os autores assumem a responsabilidade pela veracidade dos dados e respeito às questões éticas e legais da pesquisa.
- AUTORES
Cada trabalho poderá conter até 10 autores. O autor principal deverá informar nome completo, instituição, CPF, e-mail e telefone celular. Para os demais autores será necessário informar apenas nome completo e instituição.
Submissão:
Clique em “Salvar” para inserir o resumo no sistema e ainda realizar alterações até o prazo final de submissão (05.03.2022) ou clique em “Salvar/ Submeter” para enviar o trabalho para avaliação.
Após clicar em “Salvar/Submeter” a submissão do resumo estará concluída e não será possível realizar alterações no trabalho.
Caso seja necessário realizar modificações no resumo, o autor deverá solicitar a exclusão do trabalho no e-mail temaslivres@abev.com.br e realizar uma nova submissão.
O envio do resumo representa um compromisso do(s) autor(es) em apresentar o trabalho, se aceito, durante o Congresso.
- AVALIAÇÃO DOS TEMAS LIVRES
Para que os trabalhos sejam avaliados pela Comissão Julgadora é imprescindível que todas as orientações deste regulamento tenham sido seguidas rigorosamente.
O processo de seleção será realizado conforme especificação abaixo:
Revisão e Avaliação – Todos os resumos recebidos que estiverem de acordo com este regulamento, serão avaliados por pelo menos 2 (dois) julgadores membros da Comissão Julgadora de Temas livres.
Os critérios para julgamento são:
- Originalidade e Relevância;
- Delineamento;
- Tratamento Estatístico do material e método utilizado;
- Adequação do texto, clareza na apresentação dos resultados e correlação com as conclusões;
Empate: Em caso de empate entre os melhores trabalhos, o critério utilizado para desempate será a nota de originalidade e relevância. Ainda mantido empate, o segundo critério de desempate será a nota referente ao tratamento estatístico do material e método utilizado.
- RESULTADO DA SELEÇÃO DOS TEMAS LIVRES
Concluído o trabalho de julgamento dos temas livres, a listagem dos aprovados estará disponível para consulta no site do Congresso, assim como as orientações para a confecção do pôster digital a partir de 10 de abril de 2022. Os autores com trabalhos aprovados receberão correspondência eletrônica com todas as informações relativas à sua apresentação.
- APRESENTAÇÃOA APRESENTAÇÃO:
PÔSTER DIGITALT
– Todos os trabalhos aprovados serão publicados no site do congresso no formato de pôster digital;
– O template e as instruções para formatação do poster serão publicadas no site do evento junto com a lista dos trabalhos aprovados;
– Os pôsteres deverão ser enviados para publicação no site até 15/04/2022;
– Os trabalhos mesmo aprovados que não enviarem o poster serão eliminados e não serão publicados;
SESSÃO DE MELHORES TEMAS LIVRES
– Os 5 melhores temas livres de cada área da categoria médica irão concorrer a premiação e serão apresentados em sessões presenciais de “Melhor Tema Livre” que serão realizadas no Centro de Convenções SulAmérica durante os dias do congresso.
- PREMIAÇÃO
Serão premiados os melhores pôsteres, sendo um por subárea de cada categoria.
- Pesquisador ou Médico
1º Lugar: R$ 2.000,00
2º Lugar: R$ 1.000,00
3º Lugar: Certificado de menção honrosa - Residentes
1º Lugar: R$ 1.000,00
2º Lugar: R$ 500,00
3º Lugar: Certificado de menção honrosa - Iniciação Científica
1º Lugar: R$ 500,00
2º Lugar: Certificado de menção honrosa
3º Lugar: Certificado de menção honrosa - Jornadas
1º Lugar: Certificado de menção honrosa
2º Lugar: Certificado de menção honrosa
O certificado, contendo os nomes de todos os autores, será enviado para o autor inscrito/apresentador do tema livre até 20 de maio de 2022.
Resumos – os trabalhos apresentados durante o Congresso serão publicados no site do Congresso e na revista International Journal of Cardiovascular Sciences – IJCS.
Para esclarecimento de dúvidas técnicas referente ao sistema:
Plataforma de submissão
Via chat no próprio site de submissão
Telefone: (51) 3566-2432
E-mail: contato@eventize.com.br
Outras dúvidas:
ABEV Personalização e Inteligência em Eventos
Setor de Temas Livres
E-mail: temaslivres@abev.com.br