Tabagismo

As doenças cardiovasculares são responsáveis pela morte de cerca de 17,1 milhões de pessoas no mundo e só no Brasil morrem aproximadamente 300 mil, ou seja, a cada 2 minutos morrem 2 pessoas. Dentre as maiores causas de óbito estão derrame cerebral, infarto agudo do miocárdio, insuficiência cardíaca e renal. Essas doenças podem ser evitadas com o adequado controle dos fatores de risco para as doenças cardiovasculares e o uso adequado dos medicamentos prescritos pelo seu médico.

O sedentarismo, os maus hábitos alimentares, a obesidade, a elevação do colesterol e do açúcar na corrente sanguínea, a hipertensão arterial e o tabagismo são os maiores vilões para que essas patologias apareçam ou se intensificarem.

A maioria das pessoas sabem que o fumo faz mal para os pulmões e pode causar câncer, mas desconhecem os efeitos do fumo sobre o coração e o sistema circulatório, as artérias e veias que levam o sangue por todo o corpo.

O Tabagismo é a principal causa evitável de mortes prematuras no mundo desenvolvido. A cada ano nos Estados Unidos, morrem cerca de 440.000 pessoas vitima de tabaco.

Quando um indivíduo fuma, substâncias químicas tóxicas do tabaco entram na corrente sanguínea .Alguns destes produtos enviam sinais para o coração e este passa a bater mais forte e mais rápido.

O fumo também faz com que os vasos sanguíneos se contraiam (tornam-se mais estreitos), forçando o sangue a percorrer um espaço menor. Isso pode causar pressão alta .O fumo também reduz a lipoproteina de alta densidade (bom colesterol) aumentando a probabilidade de aparecimento de placas de gordura nas artérias .O fumo também aumento o risco de trombose: formação ou desenvolvimento de um trombo (coágulo sanguíneo) provocando um obstrução parcial ou total do vaso sanguíneo. Ao longo do tempo, estes efeitos aumentam o risco de infarto do miocárdio e de acidente vascular cerebral (derrame cerebral).

Mulheres que fumam e usam anticoncepcionais orais (pilulas anticoncepcionais) tem um risco muito maior de desenvolver doença cardíaca ou ter um derrame, em comparação com as mulheres que apenas utilizam contraceptivos orais.

Vocês sabiam que …

• Cerca de 1/3 dos indivíduos do mundo são fumantes?
• 20% das mortes são devidas ao fumo?
• No Brasil, 40% das vítimas do fumo são crianças de ate 5 anos devido ao fumo passivo?
• Metade das crianças no mundo ( 700 milhões) estão expostas a fumaça do cigarro dentro de suas próprias casas?
• Nas grávidas fumantes ou passivas aumenta o risco de aborto ou prematuros?
• Substancias tóxicas do cigarro passam para a criança durante a amamentação?
• A fumaça do cigarro tem mais nicotina que na tragada?
• Apenas a fumaça contem mais de 4000 componentes químicos?

Nossa quanta informação!
Observem a figura abaixo e vejam quanta diferença!

tabagismo-2

A Regional de Cardiologia da Baixada Fluminense, preocupada com a crescente elevação desses fatores de risco na população principalmente o tabagismo infantil, organizou varias ações envolvendo, o publico adulto e adolescente com objetivo de informar como o ato de fumar prejudica a saúde cardiovascular. Esses eventos foram alusivos ao dia Mundial sem Tabaco (31 de maio). Foram realizados por alunos de uma escola estadual teatro, oficinas e exposição de trabalho mostrando os malefícios do ato de fumar. Assim como palestras comunitárias.

O Ministerio da Saude adverte Fumar faz mal a saúde. E voce quer arriscar?

Se não conseguir parar de fumar, evite pelo menos fumar dentro de casa e perto de sua familia. Não prejudicar os outros é um dever do fumante. Faça mais exercicio, melhore sua alimentação e assim voce estará contribuindo para dimimuir o indice de mortes por doença cardiovascular.

Dra Sonia Zimbaro
Diretora cientifica Regional Baixada Fluminense

Você também pode gostar:

Mais postagens como esta…

Menu
Podemos te ajudar?