A Mais Sábia das Dietas

Qual a origem das dietas que prometem uma vida mais saudável? Quem foram os pioneiros em recomendações nutricionais? Hipócrates já ensinava a fazer do alimento o seu melhor remédio. Aliás, foi o pai da medicina quem descreveu a “gota”, doença da qual era vítima, como o mal dos reis e nobres, estabelecendo a relação entre a dor aguda das articulações e a alimentação farta, que deveria emanar substâncias que, segundo ele, se depositavam “gota a gota” no membro afetado.

A pirâmide alimentar, a recomendação de maior impacto até hoje produzida, foi desenvolvida pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos da América, em 1972, como uma evolução de um documento de 1916 que, inicialmente, propunha sugestões nutricionais para crianças e adolescentes. Modelos nutricionais como os de Atkins, Ornish, Duncan, Zone, South Beach, Vigilantes do Peso, Beverly Hills, entre tantas outras, proliferam-se, popularizam-se e caem de moda como que canções em uma parada de sucessos.

Mas, ao que parece, a verdadeira origem de todas essas recomendações está no VEDAS, as antigas escrituras indianas, datadas de 1500 a 900 a.C. Essas escritas sagradas, onde estão os principais conceitos e símbolos do hinduísmo, já ensinavam que os estilos de alimentação propiciam diferentes efeitos sobre a mente e o corpo.

Demonstrando profundo conhecimento, que permanece atual, as escrituras ancestrais já ensinavam que:

  • SATVIK é afeita aos nobres de espírito;
  • RAJASIK é apreciada pelos reis;
  • TAMASIK é própria dos tolos.

O VEDAS ensina que:

  • SATVIK é composto por frutas frescas, hortaliças, leguminosas, cereais em grão e castanhas. Traz calma e paz, sendo saudável para o corpo e para a mente.
  • RAJASIK são assados, comidas pesadas, grãos refinados, grandes quantidades de açúcares e sal. Induz à agitação do corpo e inquietude da mente.
  • TAMASIK representa os alimentos de origem animal e intoxicantes. É capaz de levar à preguiça e letargia.

Muitos especialistas acreditam que pouco se evoluiu nas recomendações dietéticas desde então.

 

Por Marcus Vinícius Bolívar Malachias

MD, PhD, é cardiologista clínico e candidato à presidência da SBC nas eleições de 2014, gestão 2016-17.

Acesse www.marcus2014.com.br e saiba mais.

 

Você também pode gostar:

Mais postagens como esta…

Menu
Podemos te ajudar?