PALAVRA DO PRESIDENTE

É com grande alegria que anunciamos o tão aguardado retorno do Congresso Fluminense de Cardiologia, também conhecido como “Congresso de Búzios”. Após uma pausa necessária devido à pandemia de COVID-19, estamos prontos para retomar este evento de renome.

Sob a liderança do Dr. Ronaldo Gismondi, diretor científico do congresso, nossa comissão executiva tem trabalhado arduamente para oferecer um evento de alto nível científico, repleto de discussões enriquecedoras e oportunidades de troca de experiências. Queremos manter a atmosfera descontraída e acolhedora que caracteriza o nosso congresso.

O tema central desta edição será “Atitudes que inspiram seus pacientes”, um desafio relevante para todos os profissionais de saúde, seja na prevenção primária ou secundária das doenças cardiovasculares. Teremos a honra de contar com o Professor Murilo Guerra para proferir a palestra de abertura, intitulada “Atitudes que inspiram: na teoria e na prática”. Sua visão motivacional pessoal e profissional certamente nos inspirará desde o início do evento.

Além das tradicionais atividades científicas em forma de colóquios, traremos uma nova modalidade chamada “Traga seu caso de consultório”, na qual os participantes terão a oportunidade de apresentar seus próprios casos clínicos para discussão com especialistas de diversas áreas. Essa iniciativa promoverá um aprendizado conjunto, onde a sua dúvida pode ser a de outros colegas.

Destacamos também o curso “Promoção de Saúde Cardiovascular”, baseado no manual da SOCERJ publicado em 2023. Essa atualização será de extrema relevância para a nossa prática clínica.

É claro que não esqueceremos dos estudantes de medicina! Teremos o tradicional desafio das Ligas de Cardiologia, proporcionando momentos de aprendizado e intercâmbio entre os participantes. Além disso, ofereceremos uma atualização em emergências cardiovasculares, ministrada pelos autores do manual da SOCERJ publicado em 2022.

Para encerrar o congresso com chave de ouro, realizaremos o primeiro Campeonato Carioca de Futebol e Cardiologia, no qual cardiologistas renomados e torcedores fanáticos defenderão seus times e pontos de vista em temas cardiológicos. Será uma competição divertida que unirá nossa paixão pelo futebol e pela cardiologia.

E que tal uma festa de encerramento com uma banda de rock formada por cardiologistas? Estamos nos empenhando para proporcionar uma confraternização memorável!

Contamos com a presença de todos vocês para tornar este congresso ainda mais especial. A cidade de Búzios, conhecida por suas belezas naturais e clima inspirador, será o cenário perfeito para esse encontro marcante. Lembrem-se, em Búzios, seu coração sempre baterá mais forte!

Nos vemos em breve!

Dr. Bruno Bandeira

Presidente do 18º Congresso Fluminense de Cardiologia

Menu
Podemos te ajudar?