Um Ciclo que se Encerra

Presidir uma sociedade é uma missão que exige muita dedicação, idealismo, perseverança e resiliência. Minha maior preocupação, quando assumi a SOCERJ, era a de corresponder às expectativas que vocês, meus colegas, depositaram na minha diretoria.

Vou apresentar um breve resumo das atividades e conquistas da SOCERJ, no biênio 2014 -2015.

Os nossos objetivos, além da educação médica continuada, de garantir um alto nível científico, eram também de atuar em conjunto com o CRM e a SBC em projetos sociais. Realizar campanhas educacionais com a população, com o propósito de reduzir a mortalidade e a morbidade das doenças cardiovasculares.

Em 2014 realizamos o 31º Congresso da SOCERJ, com cerca de 2200 participantes. Agradeço imensamente ao presidente desse congresso, o meu querido amigo Dr. Denílson Campos de Albuquerque, e ao nosso diretor científico Dr. José Ary Boechat e Salles, que junto com a Diretoria da SOCERJ e a Comissão Executiva do Congresso organizaram um evento com excelente grade científica e o I Fórum de Prevenção de Doenças Cardiovasculares, com a participação de vários colegas internacionais e de outros estados.

A SOCERJ é a única regional da SBC que realiza dois congressos ao ano. Em 2014, com o trabalho da Regional Sul Fluminense, através do seu presidente – Dr. Jair Nogueira Filho – e como diretor cientifico, Dr. Marcelo da Costa Maia, realizamos o 11º Congresso Fluminense de Cardiologia na cidade de Búzios.

A primeira reunião mensal foi uma parceria com o Conselho Regional de Medicina e a Câmara Técnica de Cardiologia, e contamos com mais de 100 participantes, trabalho este realizado pelo nosso diretor administrativo, Dr. Washington Andrade Maciel.
Realizamos ainda mais duas reuniões mensais: uma com a Liga de Cardiologia e a outra com os residentes, graças à dedicação das Dras. Maria Eulália Thebit Pfeiffer e Gláucia Maria Moraes de Oliveira.

O Programa de Educação Médica Continuada (PEMC) vem sendo um produto de bastante sucesso na Sociedade e de grande interesse da indústria. Devemos ao nosso gerente comercial, Marcelo Greif, o trabalho de ter suscitado o interesse das empresas na educação médica do interior do estado do Rio de Janeiro.

Em 2014 foram realizados seis PEMC: Regional Leste Fluminense, em Niterói; Regional Serrana, em Nova Friburgo; Regional Lagos, em Cabo Frio; Regional Baixada Fluminense, em Nova Iguaçu; Regional Sul Fluminense, em Volta Redonda; e Regional Norte Noroeste, em Macaé.

Agradeço à diretoria das Regionais, e em especial ao Dr. Paulo Roberto Pereira de Sant’Ana, Coordenador de Integração Regional da SOCERJ, que foi incansável na organização científica, agregando o interesse das Regionais com a direção científica da SOCERJ, permitindo que essa atividade fosse novamente motivo de orgulho de todos nós.

Realizamos atividades para a população no Dia Internacional da Mulher, em 2014/2015, lideradas pela Dra. Andréa do Carmo Ribeiro Barreiros London em parceria com o Instituto Nacional de Cardiologia e o Departamento de Cardiologia da Mulher, com participação ativa do Dr. Alfredo Martins Sebastião, Dr. Ivan Luiz Cordovil de Oliveira e Dra. Ana Patricia Nunes de Oliveira.

Em setembro de 2014, realizamos um Debate com expert (08/09/2014) que contou com a presença do Dr. Ramon Brugada, que nos brindou com excelente palestra sobre atualização da Síndrome de Brugada.

Em 2015, a presidente escolhida para o 32º Congresso de Cardiologia da SOCERJ foi a minha querida amiga Dra. Glaucia Maria Moraes de Oliveira, nossa ex-presidente, com quem tenho a honra de compartilhar o trabalho na nossa Sociedade há 8 anos. A parceria SOCERJ e Sociedade Europeia de Cardiologia notória pela sua preocupação na redução das doenças cardiovasculares e elaboração de diretrizes que hoje norteiam a prática clínica, deu grande visibilidade à nossa Sociedade em nível nacional e internacional, com a organização do primeiro ESC in Rio.

Na edição deste ano do European Heart Journal, a SOCERJ foi citada e elogiada pela realização do I ESC in Rio, mostrando para toda a comunidade médica mundial a força e a organização da nossa Sociedade.

A nossa primeira reunião mensal de 2015 foi em fevereiro, com uma conferência comentada do presidente da Sociedade Italiana de Cardiologia – Dr. Leonardo Bolognese – sobre o uso dos novos antiplaquetários na síndrome coronariana aguda.

O 12º Congresso Fluminense de Cardiologia foi organizado pela Regional Baixada Fluminense, com a presidente Dra. Sonia Regina Reis Zimbaro, a quem agradeço imensamente a parceria, a dedicação e o profissionalismo.

Ao diretor científico, Dr. Anderson Wilnes Simas Pereira, que foi também o primeiro presidente do Congresso Fluminense de Cardiologia, a SOCERJ agradece todo o empenho e expertise na elaboração do magnífico evento que vivenciamos em Búzios.

Mantendo o sucesso de 2014, realizamos seis PEMC em 2015: Regional Leste Fluminense, em Niterói; Regional Serrana, em Petrópolis; Regional Lagos, em Cabo Frio; Regional Baixada Fluminense, em Duque de Caxias; Regional Sul Fluminense, em Volta Redonda; e Regional Norte Noroeste, em Itaperuna.

Seguindo o calendário de dias temáticos criados pela SBC, realizamos atividades no nosso Estado sendo algumas com a população, como a Campanha de Prevenção da Hipertensão Arterial em 27/04/2015. Em setembro de 2015, em parceria mais uma vez com o Instituto Nacional de Cardiologia, participamos no dia 27 de setembro do Dia Nacional de Doação de Órgãos, na praia de Copacabana.

Através da nossa assessoria de imprensa, atingimos grande visibilidade na mídia nacional, principalmente no Dia de Combate ao Colesterol, ao Fumo e o Dia Mundial do Coração. A SOCERJ exercendo seu papel na sociedade.

O nosso jornal ganhou alma nova sob o comando do meu amigo Dr. Clério Francisco Azevedo Filho, incansável na busca de matérias de interesses distintos para nós cardiologistas.

Nossa Revista Brasileira de Cardiologia migrou para International Journal of Cardiovascular Sciences, publicação bimestral, em português e em inglês. Quero aqui agradecer muito e parabenizar o Dr. Claudio Tinoco Mesquita pelo brilhante trabalho que vem realizando e que dará continuidade na próxima diretoria da SOCERJ.

Para que todas essas atividades realizadas nesse biênio fossem também lucrativas para a nossa Sociedade, contei com a dedicação e seriedade da Dra. Aurora Felice Castro Issa, sempre atenta à parte financeira, permitindo-nos cumprir os nossos objetivos. Muito obrigada

Por último quero agradecer a quem dividiu comigo todas as decisões nos momentos bons e difíceis que tivemos ao longo desse biênio, o meu vice-presidente e futuro presidente da SOCERJ, Dr. Ricardo Mourilhe Rocha.

Em 2015 participamos de um trabalho brilhante com a Secretaria Estadual de Saúde, através do convite do Dr. Antônio Ribeiro Pontes Neto que coordena o Núcleo de Cardiologia, para a participação no projeto Redução de Mortalidade por IAM na cidade do Rio de Janeiro. O projeto disponibiliza trombolíticos em todas as UPAS, treinamento dos seus profissionais, uma central de transmissão de eletrocardiograma para que o diagnóstico seja realizado em até 10 minutos e inúmeros processos que, aliados ao tratamento imediato do paciente com IAM, irá reduzir a mortalidade no nosso Estado. A nossa Sociedade elaborou a cartilha de tratamento do IAM coordenada pelo Dr. Ricardo Mourilhe Rocha e como autores a Dra. Gláucia Maria Moraes de Oliveira, Dr. Roberto Esporcatte, Dra. Aurora Felice Castro Issa e Dr. Luis Maurino Abreu. Foram 2000 exemplares distribuídos em todas as UPAS. A SOCERJ agradece ao Dr. Antônio Ribeiro Pontes Neto e ao Dr. Serafim Ferreira Borges a oportunidade e a confiança que nos foi depositada para realizar este trabalho de tamanha relevância.

E agora, no último mês da nossa gestão, destaca-se o projeto que listamos como prioritário na campanha em 2013, que era o de esclarecer as autoridades de saúde do nosso Estado sobre a obrigatoriedade da colocação dos aparelhos desfibriladores externos automáticos (DEA) em locais públicos, com circulação acima de 1000 pessoas. O Dr. Antônio Ribeiro Pontes Neto apresentou um projeto que será um decreto-lei a ser implantado em 2016, estabelecendo esta obrigatoriedade. A diretoria da SOCERJ e o Departamento de Arritmia ajudaram a construção deste projeto através do embasamento científico, definindo normas para utilização do DEA. Dr. Antônio Ribeiro Pontes Neto e Dr. Serafim Ferreira Borges, mais uma batalha vencida!!! Obrigada!!!

Sem a confiança dos nossos patrocinadores não teríamos atingido o nosso ideal. Agradeço à minha instituição – a Rede D’Or, à Amil, ao Hospital Pró-Cardíaco, Samaritano, IECAC , INC, CDPI, a todas as empresas e indústria farmacêutica pelo apoio à nossa Sociedade.

Gostaria de finalizar com duas palavras que nortearam a minha gestão. A primeira é Imparcialidade: tanto na vida pessoal como na profissional ou acadêmica, a imparcialidade no dia a dia é um dos pontos mais importantes no relacionamento entre as pessoas. Quando as pessoas se encontram em grupos, elas precisam ditar regras para viver em sociedade e, consequentemente, agregar valores. Graças a essa consciência de relação, o homem tem sobrevivido e evoluído. Uma das minhas maiores preocupações era a de criar um ambiente de trabalho justo, agradável, humano na nossa diretoria, mobilizando todos para objetivos comuns e não pessoais. Cada pessoa da diretoria foi fundamental para o sucesso do todo.

A segunda palavra é Agradecimento. Assisti a uma apresentação na internet de um professor português, Antônio Nóvoa, que explicou o significado da palavra gratidão que gostaria de compartilhar com os senhores:
Segundo o tratado da gratidão de São Tomás de Aquino, existem três níveis de gratidão ou agradecimento:
1- Nível superficial: nível do reconhecimento intelectual, nível cerebral;
2- Nível intermediário: nível do agradecimento, nível de dar graças a alguém que fez por nós;
3- Nível profundo: nível do vínculo, nível de nos sentirmos vinculados, comprometidos com essas pessoas.
Encerro, dizendo obrigada no nível mais profundo, pois foram dois anos que nos sentimos vinculados e tenho a certeza que todos da nossa diretoria continuam com este vínculo com a SOCERJ, mesmo encerrando a nossa gestão.
Obrigada.

Deixe seu comentário

 
imagem

Cadastre-se na nossa newsletter e receba regularmente eventos, notícias, e artigos da Cardiologia. A inscrição é gratuita!

Os seus dados não serão transmitidos a terceiros