Participação do Depto. de Doença Coronária no Congresso ESC 2016

 

O grupo de Pesquisas em Dor Torácica do hospital PróCardíaco, liderado pelo Dr. Marcelo Rivas, realizou apresentação oral do trabalho “Association between dynamic changes of the electrocardiogram in the emergency room and the occurrence of acute coronary syndromes” no Congresso Europeu de Cardiologia em Roma. O estudo envolveu 2048 pctes admitidos na unidade de dor torácica e avaliou a associação entre alteraçôes dinâmicas do ECG e ocorrência de síndromes coronarianas agudas.

As alterações dinâmicas do ECG ocorreram em menos de 3% dos casos, entretanto, apresentaram forte correlação com diagnóstico de SCA que esteve presente em 91,2% dos pctes com esta alteração, principalmente nos casos de IAM com supra ST. Estratégias que permitam ampliar a detecção destas alterações dinâmicas na sala de emergência podem representar um avanço no diagnóstico e tratamento precoce das SCA.

O abstract, os slides e a apresentação estão disponíveis no site do ESC: http://congress365.escardio.org/Presentation/136773

 

Marcelo Bueno da Silva Rivas – Presidente do Departamento de DAC

Deixe seu comentário

 
imagem

Cadastre-se na nossa newsletter e receba regularmente eventos, notícias, e artigos da Cardiologia. A inscrição é gratuita!

Os seus dados não serão transmitidos a terceiros