Basic Life Suport e Programa Stop the Bleed para a Guarda Municipal de Niterói

 

O tratamento com anticoagulantes é altamente eficaz na prevenção de tromboses e embolias e são amplamente prescritos.

Mas, em geral, quem toma anticoagulante está sujeito a maior risco de sangramentos, sobretudo se forem pacientes idosos, hipertensos, oncológicos, pessoas com histórico de doença vascular cerebral, insuficiência renal ou doença hepática. A hemorragia é um perigo iminente quando pensamos em traumatismos – seja por violência externa ou queda da própria altura.

Foi pensando em mitigar as complicações causadas pelo sangramento que o Complexo Hospitalar de Niterói (CHN) trouxe para Niterói o programa Stop the Bleed, criado em 2015 pelo American College of Surgeons (ACS), com o objetivo de conscientizar, mobilizar e treinar a população para a contenção de sangramentos nas ruas, a fim de que estejam aptos a ajudar em casos de emergência.  

Em uma ação social pioneira, o CHN investiu na segurança da cidade e da população niteroiense, oferecendo o treinamento Stop the Bleedpara todo o corpo de guardas municipais de Niterói. Ao todo o hospital capacitou e certificou 600 agentes.

Para o Dr. Hélio Machado Vieira Jr., credenciado pelo ACS e coordenador do Centro de Trauma do CHN, que ministrou o treinamento, preparar agentes públicos para atendimento primário em situações de emergência é investir em segurança.

Além do Stop the Bleed, o CHN ainda ofereceu o treinamento de Suporte Básico de Vida (BLS) que aborda tanto o reconhecimento quanto o tratamento dos sintomas cardíacos e respiratórios, incluindo ressuscitação cardiopulmonar com técnicas de reanimação com o intuito de salvar vidas em casos de emergência, dando segurança na abordagem às vítimas.

Segundo o Dr. Alex Sander Ribeiro, coordenador do Complexo de Emergências do CHN, que ministrou o curso de BLS, “Os profissionais da Guarda Municipal, muitas vezes, são os primeiros a terem contato com pessoas que passam mal nas ruas ou sofrem algum tipo de trauma”.

O caso de sucesso – que marca o comprometimento social do CHN – foi apresentado no Simpósio Satélite durante o 15o Congresso Fluminense de Cardiologia, promovido pela SOCERJ, em Búzios.

Os comentários estão fechados.